16 de maio de 2012

A SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO

O Asilo São Vicente de Paulo de Buenópolis/MG, é uma Obra Unida da SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO, conhecida no Brasil pelas iniciais SSVP, uma organização e movimento católico internacional de leigos, fundada em Paris,França, no ano de 1833, por Antonio Frederico Ozanam,Jules Vaux,Paul Lamache,Auguste Le Taillandier,François Lallier,Félix Clavê e Emmanuel J. Bailly. Colocada sob o patrocónio de São Vicente de Paulo, inspirada no pensamento e na obra deste Santo, esforçando-se, sob o influxo da justiça e da caridade para aliviar os sofrimentos do próximo mediante o rabalho coordenado de seus membros. Estes membros são chamados confrades e consócias, ou simplesmente “vicentinos”.

A finalidade principal da SSVP é a santificação de seus membros, pelo exercício da caridade para com seu irmão mais carente.

Os vicentinos se reúnem nas chamadas Conferências. Nessas reuniões meditam o Evangélio, debatem e propõe solução para o problema das famílias assistidas.

O trabalho de campo mais importante dos vicentinos é a visita domiciliar, feita semanalmente. Nenhum confrade ou consocia , nem mesmo seu mais alto dirigente, está isento ou dispensado desta missão, que se recomenda ser feita por pelo menos dois membros da conferencia juntos.Em sua visita o vicentino deve ver Jesus Cristo presente no Pobre, fazer-se pobre como o pobre,ouvir suas queixas e descobrir as esperanças, rezando e meditando com ele o Evangelho.Também nas visitas há o atendimento das misérias materiais com ajuda em vestuário e alimentação, dentre outros.
Nenhuma obra de caridade é estranha à SSVP. Sua ação compreende qualquer forma de ajuda, por contato pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem. A SSVP não somente procura mitigar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram. Leva sua ajuda a quantos dela precisam, independentemente de raça,cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social, ou seja, a SSVP ajuda a todas as pessoas sem qualquer distinção.A única exigência para ser ajudado é estar precisando. O trabalho dos Vicentinos é voluntário, pois seus membros e dirigentes não recebem nenhuma remuneração pelo que realizam; o fazem por AMOR.

Para participar do voluntariado num Asilo, enquanto Obra da SSVP, não é pré requisito ser vicentino, mas se o for é fundamental sua ativa participação e envolvimento.

Os Graus de Dependências dos Idosos

Grau de dependência I – (10 internos neste estado)

Idosos independentes mesmo que usem equipamentos de auto-ajuda


Grau de dependência II – (04 internos neste estado)


Idosos com dependência em até três atividades da vida diária tais como: alimentação, mobilidade, higiene;sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada


Grau de dependência III – (17 internos neste estado)


Idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de auto-cuidado para avida diária e ou comprometimento cognitivo